Amigos do Portal

Agentes penitenciários de Japeri, que vêm sendo atacados e ameaçados por bandidos do Comando Vermelho, se reuniram nesta segunda, 09/01, pela manhã, no pátio da administração da Casa de Custódia Cotrim Neto, no Complexo Penitenciário daquele município, para anunciarem que, se não for providenciado um esquema de segurança para  chegarem e saírem do trabalho, eles vão entrar em greve.

ADS – Centro Esportivo  Durães
Banner – Casa Xavier
AcquArena Fitness 1060×200
ADS-DONA-DO-DOCE
Banner Detran

Participou da reunião o Presidente do Sindicato da categoria,  Gutembergue de Oliveira, a quem relataram o drama que estão vivendo, com as abordagens constantes dos bandidos do CV, e solicitaram sua intermediação junto às autoridades para solução do problema.

Agentes penitenciários se reuniram com presidente do sindicato da categoria para relatar a

Há cerca de seis meses, os bandidos começaram a constranger os agentes penitenciários, parando seus carros no trajeto para a penitenciária e se colocando como ‘donos’ da área. Pararam inclusive o Coordenador dos presídios e o prefeito da cidade Carlos Moraes.

A cada dia que passa, eles vêm se tornando mais e mais ousados. Ultimamente têm passado em comboios em frente ao complexo ostentando armamento pesado e passaram a fazer ataques diretos aos trabalhadores dos presídios.

Na quinta-feira passada, 05/01, roubaram  o carro do agente penitenciário Reginaldo Gonçalves, em frente ao campo do Alecrim, que fica a 500m do Complexo. Disseram que iriam levar o veículo para socorrer um de seus companheiros. Reginaldo conseguiu recuperar o carro, abandonado no Centro de Engenheiro Pedreira, na manhã do dia seguinte, 06/01.

O risco está tão grande que os agentes agora resolveram ir e voltar do trabalho, juntos, em comboio, para se protegerem mutuamente.  Mas nem isso inibiu os marginas.

Ontem, domingo, 08/01, os agentes que saíam em comboio pararam para socorrer um colega cujo carro furara o pneu. Os bandidos passaram na hora e se aproximaram para abordá-los. Um dos agentes se apavorou com a situação e saiu em disparada no seu carro e eles foram atrás atirando. Felizmente não acertaram nem o agente nem seu carro, conforme relato da quase vítima;


Depois da perseguição, sem êxito, os bandidos voltaram até o comboio e fizeram ameaça, segundo testemunhos do grupo, nestes termos: “quando a gente manda parar tem que parar; e não pode andar armado, se vier armado a gente vai tomar a arma e se reagir vai morrer…”

Cerca de 100 bandidos do Comando Vermelho estão acampados no Bairro Jardim Delamare na fronteira entre Queimados e Japeri.  Há informações de que eles receberam recentemente reforço de membros do bando que vieram da Favela Nova Holanda e, segundo informações que circulam na região, estão se preparando para tomar da facção inimiga ADA – Amigos dos Amigos o território do Guandu, também em Engenheiro  Pedreira.

Um morador do Delamare contou que o bando dorme pelo chão em colchonetes, pedaços de papelão e até em cima de jornais; e que está fortemente armado, com dezenas de fuzis.

Segundo os agentes penitenciários, que dizem estarem sitiados, a Policia Militar só consegue entrar na área através do BOPE,  os Policiais Militares do 24º não têm condições de enfrentar o poderio bélico do Comando Vermelho.

– Um grupo de advogados de Queimados está se mobilizando para ajudar os servidores e fará uma reunião, nesta terça, 10/01/2017, para definir uma estratégia de apoio.

– Três unidades formam o Complexo Penitenciário de Japeri. A Cadeia Pública Cotrim Neto abriga presos provisórios sem facção. A Penitenciária Milton Dias Moreira é o ambiente seguro para quem cumpre determinados tipo de pena, e não têm facção. A última, o Presídio João Carlos da Silva, comporta os presos provisórios da facção Comando Vermelho.

– O Complexo fica na Rua Florença, S/Nº – Jd. Belo Horizonte, em Eng-Pedreira, município de Japeri.

mtaxi

COMENTÁRIOS

Ismael Lopes
É Jornalista, professor e fundador do Portal Queimados.