Amigos do Portal

Um grupo de ambientalistas, professores, alunos e representantes de ONGs da Baixada Fluminense vão aproveitar a Jornada Ambiental organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu na semana do meio ambiente para realizar um seminário que vai discutir a transformação da Reserva Biológica do Tinguá em Parque Nacional.

O seminário será realizado na terça-feira, 06/06, a partir das 9h, no campus da Universidade Rural de Nova Iguaçu e é aberto ao público.

O assunto é polêmico e divide opiniões. Transformar a Reserva em Parque significa, entre outras coisas, abrir para visitação o que alguns ambientalistas acreditam ser prejudicial para a grande área de Mata Atlântica que abrange vários municípios da Baixada.

Quem defende a criação do Parque argumenta que hoje as pessoas já entram na reserva e fazem o que querem. A mudança poderia dar ordem e organizar essa visitação, sem falar na criação de empregos.

Polêmicas à parte, todos concordam que a atual Reserva Biológica do Tinguá precisa ser preservada. No local existem insetos e espécies da flora únicos, encontrados apenas em suas matas.

Quem quiser se aprofundar na discussão pode entrar na página do facebook Parque Nacional do Tinguá de autoria da Ong ECOPRESERVAR ou ainda pesquisar no google tudo sobre reservas biológicas e tirar as próprias conclusões.

O campus da Rural funciona numa rua perpendicular à Av. Gov. Roberto Silveira, logo na descida do Viaduto da Posse.

COMENTÁRIOS

Claudia Maria Santos

É jornalista do Portal de Queimados.