Amigos do Portal

Começou nesta segunda-feira, 13/11/2017, e se estenderá até 17/03/2018 o cadastramento biométrico obrigatório dos quase 112 mil eleitores do município de Queimados. Quem não fizer o cadastramento nesse período terá seu título de eleitor cancelado,  além  de ficar sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros.

Para agendar o seu cadastramento clique aqui e preencha corretamente os formulários informando o número do seu título de eleitor e/ou os seus dados pessoais e marcando data e hora para comparecer a um dos dois postos de cadastramento abaixo informados, munido do original da carteira de identidade e de um comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone), emitido até 3 meses antes da data do atendimento.

Lá você vai passar por uma triagem que conferirá os documentos apresentados com os dados já existentes no sistema do TRE e os ajustará se necessário e confirmará o local de votação ou indicará outro local desejado.

Depois irá para outro setor onde registrará sua assinatura com uma caneta eletrônica, colherá as impressões digitais dos dez dedos das mãos e tirará uma foto.

E, finalmente, num outro local, receberá seu novo título de eleitor, e, se necessário, um comprovante de comparecimento para apresentar no trabalho ou na escola.

O atendimento  no cartório eleitoral do município (agora na Rua Félix, 1.561 – térreo – Vila Camarim- em frente à Secretaria Municipal Obras e nos fundos do Fórum) é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

O TRE montou um posto especial para cadastramento biométrico num prédio novo situado na Av. Camilo Cristófano, 303, térreo, na Vila Camarim, no Fanchen – que está atendendo de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados das 10 às 16h.

O Posto de Atendimento do TRE na Vila Camorim não tem ainda letreiro indicativo na fachada. Ele fica entre o antigo P. A. 24 horas e o Detran.

Também nos dias feriados, como 15 e 20 de novembro, haverá atendimento normal nos dois locais.

O primeiro dia de cadastramento obrigatório teve um movimento relativamente pequeno, somando nos dois postos apenas 260 cadastrados.

Para dar conta do cadastramento biométrico dos quase 112 mil eleitores, considerando que até agora, incluindo os cadastros feitos espontaneamente desde novembro do ano passado, temos hoje um total de apenas 4.084 eleitores queimadenses cadastrados, estima-se a necessidade de cadastrar nos 106 dias de atendimento, excluídos apenas os feriados de Natal, Ano Novo e terça-feira de carnaval, uma média diária de 1.018 eleitores, ou seja, 127 eleitores por hora, 2,1 eleitores por minuto.

É natural que o primeiro dia tenha tido um número bem abaixo disso, mas o TRE vai ter que intensificar a convocação para que o número diário de agendados aumente consideravelmente nos próximos dias para que na reta final não tenhamos filas intermináveis e jornadas exaustivas para os funcionários.

Para conhecer o passo a passo do agendamento e entender melhor a importância da  identificação do eleitor pela impressão digital, clique aqui e leia matéria a respeito publicada no PORTAL QUEIMADOS.

 

 

COMENTÁRIOS

Ismael Lopes
É Jornalista, professor e fundador do Portal Queimados.