Comumente vemos nas cidades imóveis que constroem muretas, garagens, coberturas, depositam materiais por longos períodos nas calçadas. Isso, além de ser ilegal, traz grandes transtornos aos pedestres acarretando muitas vezes acidentes.

 

A calçada que fica em frente ao nosso lote pertence à prefeitura, ou seja, juntamente com a pista servem de acesso e uso comum a todos os cidadãos. Para tal devemos mantê-la sempre em bom estado e nunca obstruí-la com muretas, rampas, jardins, garagens e coberturas.

 

Quando vamos construir em nosso lote devemos tomar cuidado com a altura da soleira de nossa obra, pois não podemos fazer rampas ou escadas na calçada. Caso isso seja necessário, temos que fazê-los dentro de nosso terreno. Consulte sempre um profissional habilitado para a elaboração de projetos e construções ou consulte o órgão da prefeitura para evitar possíveis sanções ou multas.

 

Engº Leandro Nunes Siqueira é membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE-RJ, Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – SOBESRIO, Especialista em Engenharia do Meio Ambiente – UFRJ, Engenharia Diagnóstica em Edificações – PUC e Perito Judicial e Avaliador – PUC

COMENTÁRIOS