Vemos em muitas casas infiltrações no pé da parede. Isso existe devido a um erro na construção. Para evitarmos isso, após a concretagem do alicerce, cintas que interligam os pilares que nascem nas sapatas (fundações) devemos aterrar e compactar os vãos entre as cintas até sua borda e cobri-lo com uma camada de, no mínimo, 4cm de concreto para criarmos um bloqueio para a umidade. Após isso procedemos ao assentamento da alvenaria.

Não podemos esquecer que o aterro deve ser feito com solo homogêneo (saibro, por exemplo). Devemos evitar aterros com entulhos, pois com o tempo eles podem ceder. Consulte sempre um profissional habilitado para a elaboração de projetos e construções ou consulte o órgão da Prefeitura.

Engº Leandro Nunes Siqueira é membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE-RJ, Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança – SOBESRIO, Especialista em Engenharia do Meio Ambiente – UFRJ, Engenharia Diagnóstica em Edificações – PUC e Perito Judicial e Avaliador – PUC

COMENTÁRIOS