A estudante de jornalismo da faculdade Unicarioca, Fernanda Nunes, estagiária do PORTAL QUEIMADOS, foi a escolhida num rigoroso processo de seleção promovido pelo Fórum Grita Baixada para assumir a Assessoria de Comunicação Social do Projeto “Direito à Memória e à Justiça Racial’, daquela conceituada entidade.

Fernanda disputou a vaga com outros 6 (seis) candidatos, todos qualificadíssimos para a função.

Veja o comunicado do Fórum Grita Baixada anunciando os nomes dos profissionais selecionados para o Projeto.

“SELECIONADA EQUIPE PARA NOVO PROJETO DO FGB| Fórum Grita Baixada realizou entre os dias 21 de agosto e 10 de setembro processo seletivo para composição de equipe de trabalho para o projeto Direito à Memória e a Justiça Racial. Contando com apoio da Ford Foundation,o projeto tem como objetivo enfrentar o racismo institucional no campo da segurança pública a partir do fortalecimento da Rede de Mães e Familiares Vítimas da Violência do Estado na Baixada Fluminense e da construção de uma Rede de Jovens Comunicadores Negros e/ou Pobres na Baixada.

As vagas selecionadas foram para um advogado(a) criminalista, um assessor(a) de comunicação e um Sistematizador(a) de dados sobre Letalidade Violenta. Essa seleção contou com as seguintes etapas: análise de currículo, entrevista e a feitura de uma redação com o tema “Direito à Memória e a Justiça Racial”. Para a vaga de advogado(a), o texto deveria versar sobre os autos de resistência. Foram recebidos mais de 50 currículos para as três vagas. O perfil dos(as) candidatas(os) foi, em sua maioria, de mulheres, negras e jovens moradores(as) da Baixada Fluminense com nível superior.

 

 

 

 

 

 

 


Assessora de Comunicação: Fernanda da Silva Oliveira Nunes – moradora de Queimados, na Baixada Fluminense, milita pela causa racial e feminista. Estuda Jornalismo pela UniCarioca e já foi redatora do Portal Queimados, um portal de notícias online de seu município.

Advogado Criminalista: Joel Luiz do Nascimento da Costa – advogado criminal morador da favela do Jacarezinho onde fica localizado seu escritório. Participante do movimento de favelas milita na área dos Direitos Humanos e na luta antirracismo. Pós graduando em “Processo penal e garantias constitucionais” pela ABDCONST, com curso de extensão em criminologia crítica pela Cândido Mendes, atualmente é colaborador da Agência de Notícias das Favelas, onde possui uma coluna às quintas. Sendo ainda membro da REFORMA – Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas.

Sistematizadora de Dados: Giselle Florentino – Formada em Economia na UFRRJ/IM e Mestranda na Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal Fluminense. Mulher negra, latino-americana e moradora da Baixada que acredita em outro projeto de sociabilidade para além dos marcos do capital e da expropriação violenta da força de trabalho e da vida.”

Fernanda Nunes, Cleide Machado, Raquel Batalha e Amanda Nunes, irmã de Fernanda e também estagiária do PORTAL QUEIMADOS. PORTAL se orgulha da qualidade de sua equipe.

COMENTÁRIOS