O primeiro curso ‘Bike Negócios’, patrocinado pelo Banco Itaú, um projeto piloto que visa estimular o empreendedorismo de pessoas da periferia em vulnerabilidade social tendo como ferramenta de trabalho a bicicleta, foi realizado com sucesso no município de Queimados, no auditório  do CEU – Planeta Futuro, na semana de 22 a 26 de outubro.

Sob a orientação do Professor Guilherme Nonoai, da Agência de Fomento Social Besouro, sediada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cerca de 20 (vinte) candidatos a empreendedores receberam informações sobre fluxo de caixa, planilhas de custos, controle de vendas e, como tarefa prática criaram, com ajuda ‘à distância’ de designers da ‘Besouro’, nome e marca de seus empreendimentos.

Metade dos alunos eram de Queimados e outra metade de fora do município. Teve gente de Niterói, de São Gonçalo, de Volta Redonda e diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro, desde Campo Grande até a Barra da Tijuca.

Durante 90 (noventa) dias, os novos empreendedores terão seus projetos monitorados e orientados pelo professor Guilherme, que fará um acompanhamento diário, por telefone, e uma vez por mês voltará a Queimados para uma atenção presencial.

Monique de Jesus, costureira e artesã, moradora nos ‘predinhos’ no Bairro Valdariosa, adorou o curso e pretende montar uma bike estilosa para vender seus produtos em praças e eventos públicos…

A irmã de Monique, Amanda de Jesus e o cunhado Edvaldo, também moradores do ‘Minha Casa Minha Vida’ no bairro Valdariosa, vão incrementar uma oficina de recuperação de bicicletas abandonas para revenda a preços populares.

O grande destaque do Curso foram os irmãos Leonardo Silva, 16 anos, e Rodrigo Silva, 14 anos, internos do Abrigo Municipal de Queimados, que foram liberados para participar do Curso, com a expectativa de serem apoiados em empreendimentos que lhes garantan inserção social e uma sobrevivência digna ao deixarem o abrigo.

Leonardo quer criar uma ‘Bike DJ’ para “animar as pessoas na praça”, como explicou à nossa reportagem, e Rodrigo quer vender doces de bicicleta.

O ‘Bike Negócios’ veio para Queimados por iniciativa do cicloativista Carlos Greenbike, do Coletivo Pedala Queimados, que teve oportunidade de se aproximar de especialistas do Banco Itaú em empreendedorismo social durante o maior evento internacional de mobilidade em bicicleta, o Velo-City, realizado no mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

Ao final do Curso ‘Bike Negócios’, os alunos foram convidados para uma pedalada pelas ruas de Queimados até o Horto Municipal, montados nas ‘bikes laranjinhas do Banco Itaú’, do sistema de bicicletas compartilhadas do Rio de Janeiro, cedidas pela Tembici, empresa administradora do sistema.

A pedada encerou no mesmo local de partida, em frente ao CEU – Planeta Futuro, no Bairro São Roque, com direito a música com Leonardo Fucs da Ong Ciclofônica, da zona sul do Rio de Janeiro.

 

 

COMENTÁRIOS