Agora é pra valer. Começou no domingo, 03 de novembro, no salão da Quadra B do Conjunto Residencial do Minha Casa Minha Vida no Bairro Valdariosa, em Queimados, o Projeto Pedalando para o Futuro, administrado pelo Coletivo Pedala Queimados em parceria com a AMPARA – Associação dos Amigos do Paraíso, com financiamento do Fundo Casa, liderado pela Caixa Econômica Federal.

O projeto visa capacitar em um ano cerca de 120 moradores do Minha Casa Minha Vida do Bairro Valdariosa e do entorno, de diversas idades, para a utilização consciente e cidadã da bicicleta como meio de transporte e, paralelamente implantar no município de Queimados, o sistema de bicicletas compartilhadas, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A primeira turma formada é bastante eclética, com alunos que vão dos doze aos mais de trinta, com uma forte presença feminina.

Esse primeiro encontro foi dedicado à ambientação do grupo e a uma apresentação técnica desse fantástico meio de transporte chamado bicicleta.

Daqui pra frente os alunos receberão orientação para pedalar no trânsito urbano, de acordo com as regras do Código de Trânsito Brasileiro e terão aula de mecânica de bicicleta de modo a se tornarem capazes de realizar pequenos reparos, que lhe assegurem uma pedalada segura e sustentável.

Além disso, terão aulas práticas em passeios ciclísticos pela cidade. O primeiro deles está programado para o próximo domingo, dia 11/11, quando pedalarão do Bairro Valdariosa até o Sítio da Amizade, passando pela Estrada do Lazareto, Bairro Jardim Alzira, Estrada de Campo Alegre, Jardim da Fonte, Pau da Fora e São José.

No sítio, os alunos vão receber noções de ecologia e vão poder se divertir no campo de futebol e na piscina.

COMENTÁRIOS