Vai acontecer no sábado 24/11, no Ciep 341 – Vereador Sebastião Pereira Portes, no bairro Santa Catarina, em Queimados, das 13:30 às 17:00, o  ‘Sarau Poesia Passante’, com o lançamento do livro ‘Berçário de Poetas’, uma coletânea de poemas de alunos daquele Ciep, produzidos durante as aulas do ‘Programa Emergencial’ e publicado pela editora queimadense ‘Litere-se’, como parte do Projeto ‘Eu Escrevo a Baixada’.

O Programa Emergencial, cujo nome completo é Programa Emergencial de Ações Sociais para o Estado do Rio de Janeiro,  foi lançado em maio deste ano na rede pública estadual, com apoio e incentivo do Ministério da Educação, com vistas a  melhorar a qualidade do ensino público no Estado do Rio de Janeiro, através de atividades complementares.

O Programa consiste na realização, no contraturno, de oficinas de artes, esportes, matemática, comunicação e cultura digital e tecnologias, ministradas por monitores recrutados na própria escola entre os alunos que se destacam nas respectivas áreas.

O Ciep 341 tem quatro oficinas do Programa Emergencial: Língua Portuguesa, monitorada pelos alunos  André Uchôa e Suzane Oliveira; de Esportes, pelo aluno Bruno Manoel; de Matemática por Sara Vargas; e de Cultura Digital e Tecnologia, por Pedro Pereira.

Foi na oficina de Língua Portuguesa, com ajuda das escritoras Lisi e Perla de Castro, do Projeto ‘Eu Escrevo a Baixada, da Editora Litere-se, que foi criado o ambiente onde surgiu a proposta da coletânea “Berçário dos Poetas”.

Junto com o ‘Berçário dos Poetas’ será lançado o livro de poesias ‘Inversamente’, de Gabrielle Rozendo e Suzane Oliveira, também alunas do Ciep 341.

Gabrielli Rosendo e Suzana Oliveira – autoras de ‘Inversamente’

Suzane Oliveira foi quem sugeriu o nome da coletânea ‘Berçário dos Poetas’, que a inspirou num poema que tem um trecho transcrito no banner de apresentação do livro.

Conheça alguns dos poemas que fazem parte da coletânea na voz de seus autores:

André Uchôa (Autor e monitor da Oficina de Língua Portuguesa)

Lorrany Fereira

Gabriel Avelino

ARIELE NASCIMENTO

BRUNO MANOEL

Claudinei –

Perla de Castro (Poetisa – Diretora da Editora Litere-se)

Lisi de Castro, poetisa e uma das responsáveis pelo Projeto “Eu escrevo a Baixada”, fala de sua interação com os alunos autores do ‘Berçário dos Poetas’.

A Diretora da Litere-se, Perla de Castro, pretende levar o Projeto “Eu Escrevo a Baixada’ a outras escolas de Queimados e da Região. Para falar com a Perla envie um zap para 99615-9182.

COMENTÁRIOS