Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 05/12, o Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBT de Queimados, uma inciativa  que integra um conjunto de medidas e políticas públicas de combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT no município.

A Unidade, que estará sob gestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, oferecerá à comunidade LGBT, seus familiares, amigos e especialmente a eventuais vítimas de violência homofóbica assistência gratuita através de uma equipe multidisciplinar formada por advogados, psicólogos e assistentes sociais, além de prestar orientação à sociedade sobre os direitos desses cidadãos e cidadãs.

O Centro de Referência, que será coordenado pelo ativista Haroldo Alves, o Haroldinho, vai, entre outras ações, formar uma rede de apoio social, monitorada a partir de um banco de dados. “Vamos trabalhar para sensibilizar e capacitar gestores públicos e a sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT, contribuindo para a formulação e adequação de políticas a fim de incluir a população LGBT em sua perspectiva”, garante o Coordenador do Centro.

O Secretário de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Átila Alexandre Nunes, agradeceu ao prefeito Carlos Vilela por mostrar-se sensível à causa LGBT.

A inauguração do Centro contou com a presença do Prefeito Municipal de Queimados Carlos Vilela e da primeira-dama Lúcia Vilela, do Secretário de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos Átila Alexandre Nunes, do vice-prefeito Machado Laz, do ex-Secretário Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania Vereador Carlos Roberto de Moraes, o Careca, do Secretário Municipal de Administração André Bahia, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo Marcelo Lessa, e da Coordenadora Especial de  Políticas Públicas para as Mulheres Eliana Leôncio, uma das incentivadoras do apoio agora dado à comunidade LGBT.




COMENTÁRIOS